"O ANTES E O DEPOIS"
O que se pretende nas reabilitações, não é «descobrir» os
valores do objeto, nem «descobrir» a problemática espacial dos fatos, mas antes
o gosto e as realizações estéticas que constituem as ideias dominantes na
arquitetura de cada época.
Albergaria do Sameiro, (Quando a arquitetura é de qualidade - Arquiteto Marques da Silva - mais dificil é a tarefa...)
Figueiredo, Amares (História, local, forma, cor, reafirmam a intemporalidade de qualquer obra)
Figeueiredo, Amares (Dois tempos..., duas interpretações..., duas vivências... mas, um só sonho...)
Largo de S.Francisco, Braga ( Reposição da "memória" de um passado "cor-de-rosa" de um edifício emblemático)
Rua da Escoura, Braga ( O equlibrio estético e a cor, "gestos"que valorizam a qualidade urbana de qualquer cidade.)
Colunata do Bom Jesus, Braga ( Antes, simplesmente a monumentalidade e degradação. Depois, a funcionalidade ...)
Palácio da D. Chica, Palmeira, Braga ( Um sonho de 1917...interpretado em 1984....adormecido desde 1990...)
Rua D. Pedro, Braga (Quando a cor reforça a simplicidade formal. O resto é desenho...)
Hotel do Lago, Bom Jesus, Braga ( Quando o "caos" se transforma em "ordem" e a cor afirma a sua identidade.)
Móveis Macedo, Celeirós, Braga ( A casa continua no interior do espaço: O resto... foi só gerar um cenário!)
Centro Cívico de Palmeira, Braga ( Ex. discoteca "Memórias"...cuja memória, se pretendeu apagar...)
Monumento aos Arcebispos de Braga, Sé, Braga ( Apropriação do espaço por parte da Sé, num processo de continuidade e de simbologia históricas - Composição em bronze do Escultor Pacheco)
Alumínios Navarra, Braga ( Nada mudou em termos de fachada, simplesmente a "pele", para marcar o tempo.)
Eventos, Pico, Vila Verde ( Antes, um conjunto edificado com carater vincadamente rural, depois, um espaço de sociabilização.)
Ponte de Lima( Antes, o anterior proprietário não soube interpretar as regras do habitat minhoto, depois... havia que as repor.)
Rendufe, Amares ( Antes, a ruína e o silêncio das mós, depois a obra que retoma o tempo e os sons...)
Monte do Sameiro, Braga (Uma envolvente cuidada, enaltece significativamente a presença de qualquer monumento.)
Centro João Paulo II, Sameiro ( A forma, só tinha que seguir a função.., por força do local de culto onde se insere.)
Figueiredo, Amares ( Uma ideia funcional para o interior (SPA), que inspirou o exterior: mármores e paredes brancas)
Taipas, Guimarães ( Pedra sobre pedra, se restituiu a vivência a um local, à muito esquecido)
Uma nova geração, uma nova preferência formal...
A mesma identidade formal para afetações diferentes: antes, tribunal, depois habitação.
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